Transporte de container: tudo que você precisa saber
O transporte de container é uma das principais modalidades logísticas existentes, afinal é ela que permite o escoamento das cargas nos portos com agilidade e eficiência. Seja para exportação ou importação, os caminhões devem ter estruturas adequadas para transportar as mercadorias. Além disso, há normas específicas para esse tipo de movimentação. Se você considera utilizar essa modalidade, é fundamental entender como ela funciona, seus custos, as legislações e suas vantagens. Vamos explorar tudo isso juntos?
O que é transporte de container?
Segundo especialistas da área de logística, a invenção do container foi um dos condutores que acelerou a globalização mundial. Isso faz muito sentido, visto que eles servem para transportar diversos tipos de cargas, sejam elas secas, líquidas ou refrigeradas. Essa movimentação se dá em algumas frentes: primeiro a carga chega aos portos em navios, então é transportada em terra por caminhões, visto que são modais mais baratos e mais rápidos.
O uso de containeres permite o transporte das mercadorias com maior facilidade entre diferentes meios de transporte sem a necessidade de descarregar e recarregar as mercadorias a cada transição.
Como é feito o transporte de container?
Modais como o marítimo, o terrestre (rodoviário ou ferroviário) e o aéreo são responsáveis pelo dos containers. O mais comum deles é o marítimo, principalmente quando se trata de operações internacionais. O primeiro passo do processo é alocar a carga dentro do container, lacrá-lo e transportá-lo até o ponto ou terminal logístico. Em seguida, é necessário carregá-lo no modal e seguir até o seu destino final.
. Marítimo: um navio transporta a carga por vias marítimas, geralmente para destinos internacionais.
. Rodoviário: caminhões transportam a carga para destinos nacionais ou regionais.
. Ferroviário: esse modal utiliza trens e é ideal para longas distâncias dentro de um mesmo país e para grandes volumes de carga.
. Aéreo: utilizado apenas para cargas urgentes, de alto valor agregado. É menos comum, visto que tem alto custo.
Legislações e normas vigentes para o transporte de container
Para garantir a segurança e a eficiência da operação, uma série de normas e legislações regulamentam o transporte de container. Vale ressaltar que elas podem variar de acordo com o tipo de mercadoria e o estado em que ocorrerá o transporte.
A resolução de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e a lei 9.611/98, por exemplo, regulam o transporte de contêiner e outros modais no Brasil. As normas do CONTRAN abrangem o registro do veículo, identificação, autorizações especiais, além de penalidades para infrações e descumprimentos legais.
A resolução especifica o tamanho máximo do chassi dos veículos e os limites de peso. As transportadoras são responsáveis pela segurança e inviolabilidade dos lacres, além da manutenção das mercadorias durante o período em que a carga está sob sua responsabilidade.
Além disso, os veículos só podem transitar com containers se forem fabricados ou adaptados para esse tipo de transporte, conforme a legislação. Para movimentação de containers com altura superior a 4,40 metros, é necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET) com validade máxima de um ano.
Quais as vantagens dessa modalidade?
Podemos listar inúmeras vantagens em torno do transporte de container. Dentre as principais, estão:
. Segurança: O lacre e a estrutura resistente do container protegem as mercadorias contra intempéries e roubos.
. Versatilidade: o container se adapta facilmente a diferentes tipos de carga.
. Facilidade no transbordo: é possível transferir o container entre diferentes modais de transporte sem precisar ser descarregado e recarregado.
Por que escolher a VRL para o transporte de container?
Por fim, a VRL Express garante uma operação eficiente e segura, pois fazemos o transporte de cargas com o máximo de segurança, eficiência e adequação às normas vigentes. Tudo isso para elevar ainda mais o nível do seu negócio. Somos especialistas no transporte rodoviário de containers, prezando pela segurança da sua carga e garantindo a aplicação das nossas políticas robustas de segurança para evitar danos ou perdas na operação. Sempre com prazo de entrega competitivo, rastreamento e monitoramento diferenciado da sua carga.