Armadores de contêineres: os 7 maiores do comércio internacional
Os armadores de contêineres são os gigantes invisíveis do comércio internacional. Isso porque eles são os principais vetores que dão ao mundo a capacidade de transportar grandes quantidades de produtos de forma eficiente e segura pelos oceanos. No quebra-cabeças global, eles são essenciais.
A princípio, estabelecendo uma definição básica para entendermos o que são os armadores de contêineres, estamos falando dos gigantes do mares, que transportam milhões de contêineres, de um lado a outro, todos os dias. Eles são os intermediários entre os donos de carga e os portos e oferecem um serviço de transporte marítimo em escala global.
Além disso, eles exercem um papel monumental para o comércio internacional, como:
Globalização e conectividade:
Os armadores de contêineres permitem que produtos de diferentes partes do mundo cheguem aos seus consumidores de maneira eficiente e com grande velocidade, o que impulsiona a globalização e conecta a economia.
Eficiência e padronização:
Utilizar contêineres padronizados é essencial para agilizar o processo de carga e descarga, o que reduz o tempo de transporte e, por sua vez, os custos das operações. Além disso, a padronização facilita a intermodalidade, já que possibilita que os contêineres sejam transferidos com facilidade entre navios, trens e caminhões.
Escala e alcance global:
Os armadores de contêineres conectam os principais portos do mundo e garantem o fluxo constante de mercadorias já que operam extensas redes de rotas marítimas.
Segurança e confiabilidade:
Os contêineres são capazes de proteger as mercadorias com mais assertividade e eficácia durante todo o transporte, o que minimiza as chances de perdas e danos. Além disso, eles são altamente tecnológicos, utilizando-se de processos que garantem a segurança e a rastreabilidade das cargas.
A seguir, apresentaremos a você os 7 maiores armadores de contêineres do mercado internacional:
Fonte Maritime Analytica, 2024
1 – MSC
A MSC (Mediterranean Shipping Company) foi fundada em 1970, por Gianluigi Aponte. A princípio, diferentemente de outras empresas de transporte marítimo, a MSC começou de maneira modesta, apenas com dois navios, na mesma época em que a invenção do contêiner iniciava uma revolução no comércio internacional. De forma gradual e prudente, a companhia passou a adquirir embarcações de carga usadas e até 1977, apenas 7 anos após o início de sua operação, já havia expandido suas rotas de navegação para a Europa do Norte, África e Oceano Índico.
Hoje, a MSC é a transportadora número um dos maiores armadores de contêineres do mundo, com 6 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés).
2 – Maersk
Muito mais antiga do que a MSC, a Maerks, empresa dinamarquesa, foi fundada em 1904, no início do século XX. A princípio, eles eram uma companhia de navegação comum e só passou a operar no transporte de contêineres na década de 1970, acompanhando a revolução causada no mercado internacional pela invenção dos compartimentos.
Hoje, eles são o segundo maior armador de contêineres do mundo, com 4,3 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés).
3 – CMA CGM
A CMA CGM foi fundada em 1978, por Jacques Saadé, mas a sua história é antiga e remonta ao meio do século XIX, apontando para duas grandes empresas de navegação francesas, a Messageries Maritimes (MM), em 1851, e a Compagnie Générale Maritime (CGM), em 1855.
Hoje, a capacidade total da frota da CMA CGM é de 3,8 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés), o que faz dela, também, um dos maiores armadores de contêineres do mundo.
4 – COSCO
Agora, um gigante chinês se apresenta entre os maiores do mundo. Sua história remonta ao ano de 1961. Na época, o Ministério das Comunicações da China estabeleceu a China Ocean Shipping Company (COSCO) como uma empresa estatal de transporte marítimo em Pequim. Três anos depois, uma subsidiária estabeleceu-se em Xangai, a COSCO Xangai, que, mais tarde, viria a se especializar em transporte de contêineres.
Hoje, a capacidade total da frota da COSCO é de 3,2 milhões de TEUs.
5 – Hapag-Lloyd
A princípio, Hapag-Lloyd surgiu em 1º de setembro de 1970. Ela é fruto da fusão de duas empresas alemãs de transporte marítimo, a Hamburg-American Line (HAPAG), de 1847, e a Norddeutscher Lloyd, que foi formada em 1857.
Estamos falando, aqui, do 5° maior armador de contêineres do mundo, um dos mais importantes do mercado internacional.
Hoje, a Hapag-Lloyd conta com uma capacidade total de frota de 2,2 milhões de TEUs.
Outros
Por fim, além desses gigantes do mercado internacional, temos também a ONE e a EverGreen. A primeira delas surgiu a partir de três grandes companhias de navegação japonesas (NYK, MOL e “K” Line), que combinaram seus respectivos negócios de contêineres. Já a EverGreen surgiu em 1968, fundada pelo Dr. Y. F. Chang. As duas empresas figuram, respectivamente, como o 6° e o 7° maior armador de contêineres do mundo.
Além disso, no Brasil você pode contar com as soluções logísticas da VRL Express. Seja em armazenagem, distribuição ou transporte de cargas conteinerizadas, a VRL está presente nos principais polos logísticos do Nordeste desde 2007. Conheça mais sobre os nossos serviços.