• Dicas
  • ·
  • Eventos
  • ·
  • Receitas

Armadores de contêineres: os 7 maiores do comércio internacional

Por VRL Express

Os armadores de contêineres são os gigantes invisíveis do comércio internacional. Isso porque eles são os principais vetores que dão ao mundo a capacidade de transportar grandes quantidades de produtos de forma eficiente e segura pelos oceanos. No quebra-cabeças global, eles são essenciais.

A princípio, estabelecendo uma definição básica para entendermos o que são os armadores de contêineres, estamos falando dos gigantes do mares, que transportam milhões de contêineres, de um lado a outro, todos os dias. Eles são os intermediários entre os donos de carga e os portos e oferecem um serviço de transporte marítimo em escala global.

Além disso, eles exercem um papel monumental para o comércio internacional, como:

Globalização e conectividade:

Os armadores de contêineres permitem que produtos de diferentes partes do mundo cheguem aos seus consumidores de maneira eficiente e com grande velocidade, o que impulsiona a globalização e conecta a economia.

Eficiência e padronização:

Utilizar contêineres padronizados é essencial para agilizar o processo de carga e descarga, o que reduz o tempo de transporte e, por sua vez, os custos das operações. Além disso, a padronização facilita a intermodalidade, já que possibilita que os contêineres sejam transferidos com facilidade entre navios, trens e caminhões.

Escala e alcance global:

Os armadores de contêineres conectam os principais portos do mundo e garantem o fluxo constante de mercadorias já que operam extensas redes de rotas marítimas.

Segurança e confiabilidade:

Os contêineres são capazes de proteger as mercadorias com mais assertividade e eficácia durante todo o transporte, o que minimiza as chances de perdas e danos. Além disso, eles são altamente tecnológicos, utilizando-se de processos que garantem a segurança e a rastreabilidade das cargas.

A seguir, apresentaremos a você os 7 maiores armadores de contêineres do mercado internacional:

Fonte Maritime Analytica, 2024

1 – MSC

A MSC (Mediterranean Shipping Company) foi fundada em 1970, por Gianluigi Aponte. A princípio, diferentemente de outras empresas de transporte marítimo, a MSC começou de maneira modesta, apenas com dois navios, na mesma época em que a invenção do contêiner iniciava uma revolução no comércio internacional. De forma gradual e prudente, a companhia passou a adquirir embarcações de carga usadas e até 1977, apenas 7 anos após o início de sua operação, já havia expandido suas rotas de navegação para a Europa do Norte, África e Oceano Índico.

Hoje, a MSC é a transportadora número um dos maiores armadores de contêineres do mundo, com 6 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés).

2 – Maersk

Muito mais antiga do que a MSC, a Maerks, empresa dinamarquesa, foi fundada em 1904, no início do século XX. A princípio, eles eram uma companhia de navegação comum e só passou a operar no transporte de contêineres na década de 1970, acompanhando a revolução causada no mercado internacional pela invenção dos compartimentos.

Hoje, eles são o segundo maior armador de contêineres do mundo, com 4,3 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés).

3 – CMA CGM

A CMA CGM foi fundada em 1978, por Jacques Saadé, mas a sua história é antiga e remonta ao meio do século XIX, apontando para duas grandes empresas de navegação francesas, a Messageries Maritimes (MM), em 1851, e a Compagnie Générale Maritime (CGM), em 1855.

Hoje, a capacidade total da frota da CMA CGM é de 3,8 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés), o que faz dela, também, um dos maiores armadores de contêineres do mundo.

4 – COSCO

Cosco Shipping container ship on open water with panorama of Rio de Janeiro as backgroun

Agora, um gigante chinês se apresenta entre os maiores do mundo. Sua história remonta ao ano de 1961. Na época, o Ministério das Comunicações da China estabeleceu a China Ocean Shipping Company (COSCO) como uma empresa estatal de transporte marítimo em Pequim. Três anos depois, uma subsidiária estabeleceu-se em Xangai, a COSCO Xangai, que, mais tarde, viria a se especializar em transporte de contêineres.

Hoje, a capacidade total da frota da COSCO é de 3,2 milhões de TEUs.

5 – Hapag-Lloyd

A princípio, Hapag-Lloyd surgiu em 1º de setembro de 1970. Ela é fruto da fusão de duas empresas alemãs de transporte marítimo, a Hamburg-American Line (HAPAG), de 1847, e a Norddeutscher Lloyd, que foi formada em 1857.

Estamos falando, aqui, do 5° maior armador de contêineres do mundo, um dos mais importantes do mercado internacional.

Hoje, a Hapag-Lloyd conta com uma capacidade total de frota de 2,2 milhões de TEUs.

Outros

Por fim, além desses gigantes do mercado internacional, temos também a ONE e a EverGreen. A primeira delas surgiu a partir de três grandes companhias de navegação japonesas (NYK, MOL e “K” Line), que combinaram seus respectivos negócios de contêineres. Já a EverGreen surgiu em 1968, fundada pelo Dr. Y. F. Chang. As duas empresas figuram, respectivamente, como o 6° e o 7° maior armador de contêineres do mundo.

Além disso, no Brasil você pode contar com as soluções logísticas da VRL Express. Seja em armazenagem, distribuição ou transporte de cargas conteinerizadas, a VRL está presente nos principais polos logísticos do Nordeste desde 2007. Conheça mais sobre os nossos serviços.