• Dicas
  • ·
  • Eventos
  • ·
  • Receitas

Transporte de carga: principais implementos rodoviários

Por VRL Express

Primeiramente, o transporte de carga é uma peça fundamental na infraestrutura logística do Brasil, responsável por conectar diferentes regiões do país e impulsionar a economia. Nesse contexto, os veículos de carga desempenham um papel essencial ao circular pelo extenso território brasileiro, distribuindo mercadorias, desde alimentos e produtos manufaturados até matérias-primas essenciais para diversas indústrias.

Hoje, vamos conhecer os principais tipos de veículos de carga, bem como suas funções, dimensões e importância dentro do processo logístico nacional.

Principais veículos para transporte de carga e sua importância:

Transporte de carga: Porta-Contêiner

Logistics import export background of container truck at the dock

Aqui, estamos falando de uma das modalidades de transporte mais usadas na logística, levando em consideração que o porta contêiner tem tamanho e praticidade ideais para transportar cargas dos tipos mais variados. 

Os implementos rodoviários de porta contêineres são responsáveis, especificamente, pelo transporte de contêineres em estradas. Esses implementos têm semirreboques e carretas que possuem sistemas de fixação e suporte para garantir a segurança dos contêineres durante o transporte. Eles são essenciais na logística intermodal, permitindo a movimentação eficiente de contêineres entre portos, terminais ferroviários e destinos finais. Além disso, suportam cargas pesadas e garantir a estabilidade e segurança nas operações de transporte rodoviário.

Os porta-contêineres são vantajosos por diversos motivos, a exemplo de:

. Adaptabilidade – eles são capazes de fazer o transporte de contêineres de diversos tamanhos, adaptando-se facilmente às necessidades logísticas.

. Segurança – eles possuem sistemas de travamento e de amarração para garantir a segurança dos contêineres durante o transporte, ainda que em contextos adversos.

. Eficiência – eles permitem o carregamento e descarregamento de maneira rápida e eficiente, o que otimiza o processo logístico.

Transporte de carga: Carreta Porta-Baú

Implementos rodoviários tipo baú são estruturas fechadas acopladas a caminhões, projetadas para o transporte seguro e protegido de mercadorias. Esses implementos possuem paredes rígidas, teto e portas traseiras, oferecendo proteção contra intempéries e furtos. Eles são capazes de transportar cargas sensíveis, como eletrônicos, alimentos perecíveis e produtos farmacêuticos. Além disso, os baús podem ser refrigerados para manter a temperatura controlada, garantindo a integridade dos produtos durante o transporte. Eles são essenciais para a logística de distribuição urbana e intermunicipal, proporcionando segurança e eficiência.

Transporte de carga: Carga Especial (Break Bulk)

O veículo de transporte conhecido como Break Bulk, ou Prancha Rebaixada, é o ideal para a logística de cargas especiais, como máquinas pesadas e equipamentos de grande porte, como retroescavadeiras, colheitadeiras, máquinas de terraplanagem e outras com peso líquido máximo de até 60 toneladas – a variar de acordo com a tara do cavalo e da cabine. Ele também faz o transporte de veículos, especialmente carros de corrida e veículos esportivos, pois sua altura é menor que as outras carretas-prancha, permitindo que esses veículos sejam transportados sem precisar de um desmonte.

Indicamos esse serviço para o carregamento de peças com grandes dimensões, a exemplo de equipamentos com mais de 15 metros, com pranchas de 2, 3 ou 4 eixos.

Além do carregamento de peças com grandes dimensões de altura, o transporte prancha rebaixada serve para cargas indivisíveis, isso porque a altura do chão até o assoalho da prancha permite a eficiência no carregamento da máquina.Tudo isso permite que o trabalho logístico seja agilizado.

Caminhão ¾

O caminhão ¾, ou, como também é conhecido, VUC (veículo urbano de carga), é um veículo de menor porte, indicado para circular em áreas urbanas. Devido ao seu peso e dimensões, ele se enquadra perfeitamente no transporte de cargas pequenas em regiões de trânsito intenso. O seu limite máximo de carga é de 3 toneladas – as variações ocorrem de acordo com o tamanho da carroceria e da distância entre os eixos – e as suas medidas se limitam a 2,2 metros de largura e 7,2 metros de comprimento.

As carrocerias mais utilizadas pelos ¾ são do tipo baú, refrigerado e frigorífico.

Essa costuma ser a opção mais frequente entre pequenas e médias empresas, visto que ele é um veículo mais leve, mais curto e com eixo na frente e atrás, o que ajuda a distribuir bem o peso e diminui os danos no asfalto.

Truck

O caminhão Truck possui um eixo simples, que fica na parte dianteira, com uma roda de cada lado, e um duplo, alocado na traseira, com duas rodas para cada lado. O Truck tem 14 metros de comprimento e o seu peso máximo – somando a capacidade total de carga, que é de 14 toneladas, ao seu peso bruto – pode chegar até 23 toneladas.

Esse tipo de veículo é um dos mais populares do país devido a sua alta eficiência. Para você ter uma ideia, caro leitor, o seu motor de alta potência envia força para um dos eixos, aumentando, assim, o seu desempenho.

Bitrem

O Bitrem é um dos principais veículos pesados no mercado e um dos mais queridos também, tanto que recebeu alguns apelidos bem característicos, como treminhão e Romeu e Julieta. Ele possui dois semirreboques e um cavalo, isto é, a cabine, na parte da frente, e mais duas unidades para comportamento de carga. Sua capacidade máxima de transporte é de 57 toneladas.

Dentre os vários tipos de Bitrem, estão:

. Graneleiro: que serve para o deslocamento de cargas a granel;

. Tanque: que faz o transporte de combustíveis, sua matéria-prima ou cargas líquidas em geral;

. Florestal: que pode alocar altos volumes de madeira;

. Sider: Esse modelo é voltado para o transporte de volumes paletizados já que tem aberturas manuais que facilitam o manuseio da carga.

. Carga seca: que leva cargas de origem seca, como grãos, ad’ubos e folhas.

Definir bem o tipo de bitrem a ser utilizado é extremamente importante, tanto para a segurança da carga como, sobretudo, para a segurança dos condutores.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contram), o Bitrem precisa seguir as seguintes restrições:

. Respeitar o limite de 60km/h;
. Rodar apenas à noite.
. Não andar em comboio.
. Não ultrapassar.
. Manter-se a, no mínimo, 300 metros de distância dos demais veículos.

Esses são os principais tipos de veículos de carga que circulam nas estradas brasileiras diariamente. Por fim, queremos ressaltar que a VRL se destaca nesse cenário ao oferecer serviços de transporte de carga que garantem eficiência e segurança para você. Atuamos nos principais portos do Brasil, com uma frota moderna e bem equipada, além de profissionais treinados, nós asseguramos que suas cargas sejam entregues dentro dos prazos estabelecidos e em perfeitas condições.